ENTENDA O MELHOR PLANO PARA SUA EMPRESA
SISTEMA DO PORTAL EM FASE DE POPULAÇÃO DE DADOS. FAÇA A SUA ASSINATURA JÁ E GANHE O PERÍODO GRÁTIS ATÉ 01-08-2025 QUE SERÁ ABERTURA OFICIAL.
A ASSINATURA É VÁLIDA POR 12 MESES A PARTIR DA ABERTURA OFICIAL.
O que é a qualificação de fornecedores?
A qualificação de fornecedores é um processo que visa avaliar e selecionar os parceiros de negócios mais adequados para atender às necessidades da empresa. Essa é uma atividade comum, especialmente quando se trata de grandes empresas que possuem certificação ISO.
Nesse processo estão envolvidos questionamentos, análises e testes que visam contribuir para a escolha dos fornecedores mais adequados. A ideia é evitar problemas como baixa qualidade de produtos ou serviços, mas também problemas legais que poderiam culminar em problemas jurídicos.
É preciso destacar que qualificação é diferente de avaliação. No caso de qualificar, o processo é mais abrangente e não fica restrito apenas às qualidades do fornecedor e no que ele pode fazer, analisando também a estratégia, bem como relação com mercado e conformidade com o mesmo.
A importância da qualificação de fornecedores é crucial para o sucesso de uma empresa, pois eles são uma parte importante da cadeia de suprimentos. Quando um negócio conta com bons parceiros, não é preciso se preocupar com a qualidade dos produtos e serviços. Afinal, sabe que eles são confiáveis e estão comprometidos com o sucesso da organização.
Logo, qualificar um parceiro de negócios é uma prática fundamental para a empresa estabelecer uma estrutura sólida. Ao fazer isso, a organização consegue garantir a matéria-prima necessária para executar todos os seus processos. Além do mais, os clientes passam a ter acesso a produtos e serviços de qualidade.
- Para qualificar os fornecedores, é possível considerar critérios como:
- Histórico de atuação da empresa fornecedora
- Reputação e visão dos stakeholders
- Nível de confiabilidade e de credibilidade
- Capacidade técnica, operacional e produtiva
- Conformidade regulatória
- Compromisso com a sustentabilidade
- Relação custo-benefício